sexta-feira, 15 de junho de 2018

Aconselhamento a jovens-

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ACONSELHAMENTO PASTORAL DE JOVENS E ADOLESCENTES RESPONSÁVEL: Alina Campos Tomaz Teixeira- Psicóloga CRP:5851/MG EM BUSCA DA IDENTIDADE Eu desconfiava: todas as estórias em quadrinhos são iguais. Todos os filmes norte-americanos são iguais. Todos os filmes de todos os países são iguais. Todos os best-sellers são iguais. Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são iguais. Todas as mulheres que andam na moda são iguais. Todos os partidos políticos são iguais. Todas as experiências de sexo são iguais Todas as guerras do mundo são iguais. Todas as fomes são iguais. Todos os amores são iguais, iguais, iguais.Iguais todos os rompimentos. A morte é igualíssima. Todas as criações da natureza são iguais. Todas as ações, cruéis, piedosas ou indiferentes são iguais. Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar. Carlos Drumond de Andrade Quem sou eu/Como sou/O que quero ser/ O que espero dos outros/O que os outros esperam de mim/ Estas perguntas são constantes durante toda a vida, mas particularmente insistente na adolescência e juventude. I- O ADOLESCENTE- EM BUSCA DA IDENTIDADE - Significa tentar responder a essas perguntas, o que pode parecer fácil. - Conhecemos alguns aspectos da nossa identidade, mas outros nos desconcertam, intrigam e confundem. - Os sonhos , uma das mais ricas produções da mente humana, traduzem em forma de enigmas desejos e fantasias íntimas, demonstrando como podemos nos desconhecer. - O que é ser adolescente/ É ser desengonçado, diferente, ter nariz e orelhas grandes, pernas e braços desproporcionais ao tamanho do corpo/ É usar roupas esquisitas, falar gírias, é ter sonhos de como ser piloto de fórmula I/ - Na adolescência adquire-se o raciocínio abstrato, que permite pensar de modo lógico sobre as idéias e conceitos complexos. - Junto com as mudanças corporais, as mudanças psicológicas são intensas- alegrias, angústias, sensações e impulsos novos- desconhecidos e muito fortes. - As novas possibilidades intelectuais são prazerosas. Muitos adolescentes compõem músicas, escrevem poemas, cartas de amor, criam experimentos científicos, estudam a história de outros povos e de outras épocas. - Essas aquisições mentais e intelectuais resultam de um longo processo , construído individualmente, que tem origem na infância. - O adolescente é instável . Seu humor varia muito e de maneira rápida, intensa. - Ele rejeita os pais, e quer independência num momento, e no outro quer e solicita atenção, aconchego. - Quer guardar privacidade em relação às atividades sexuais mas também faz questão de que os pais conheçam e aprovem suas paqueras. II- O JOVEM - A sociedade não sabe tratar os jovens. - O avanço tecnológico exige treinamento sofisticado e de longo prazo para a formação profissional do jovem, mas a sociedade e os pais exigem dele uma decisão imediata para que sustente uma direção mesmo que não seja uma descoberta segura ou que seja um tiro no escuro. - O jovem se torna biologicamente adulto ,mas continua dependendo economicamente de sua família. - Essa dependência acentua quando o jovem escolhe profissões que exigem dedicação exclusiva :medicina,agronomia, etc. - Por outro lado, alguns jovens precisam entrar mais cedo no mercado de trabalho, aos 14 a 16 anos, assumindo responsabilidades adultas. Neste caso, muitos renunciam aos estudos e preocupam-se em ajudar a família e, por isso suas dúvidas e temores aumentam. - As emoções dos jovens tendem a se confrontar mais intensamente com a fé que lhes é pregada. - Nesta fase geralmente os jovens abandonam a igreja ou se frequentam é por causa dos encontros com os amigos ou namoradas. - O momento do aconselhamento pastoral e acompanhamento das famílias nesta etapa da vida dos adolescentes e jovens é primordial, mas muitos líderes não prestam atenção e muitos ainda julgam que os pais sozinhos devem ter a capacidade de monitorar seus filhos.- - E neste momento que muitos lares são divididos e muitas famílias são destruídas.´ III- Aconselhamento Pastoral para os adolescentes e jovens - O aconselhamento pastoral deve começar pelos pais, sendo assistidos pela liderança da igreja - O adolescente deve ser orientado por um conselheiro experiente e bem treinado, mas principalmente que tenha conhecimento bíblico. -O conselheiro deve procurar dar espaço e liberdade ao jovem a fim de que faça as perguntas sem que seja julgado, mas que seja orientado com base nas Escrituras Sagradas, sem se colocar como juíz, apresentando Deus como o único Senhor e Juíz Supremo - As perguntas devem ser respondidas com endereço na Bíblia a fim de que possa ser examinada pelo jovem e ter ascesso para conferir e entender o que foi escrito na Bíblia. -O conselheiro pode orientar ao jovem que busque bibliografia adequada para aprofundar no assunto que deseja: - RAPPAPORT,CLARA- ENCARANDO A ADOLESCÊNCIA- EDITORA ÁTICA, 1996 -LEVISKY,DAVID LÉO- ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA- EDITORA ARTES MÉDICAS,1997 IV- VALORES BÁSICOS NO ACONSELHAMENTO - 1- A OBRA DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo da verdade, consola, ensina, faz lembrar, revela Cristo, revela a palavra de Deus. O Espírito Santo é o elemento principal no aconselhamento. - Dons do conselheiro: discernimento ,revelação, palavra de conhecimento, palavra de sabedoria - Sensibilidade ao Espírito Santo: o conselheiro que ignora o Espírito Santo está praticando um ato de rebeldia. NÃO OUSE ACONSELHAR ALGUÉM SEM ESTAR EM DEPENDÊNCIA TOTAL DO ESPÍRITO SANTO. - 2- A AUTORIDADE DO NOME DE JESUS - Ler Lucas 9:1- curar os enfermos, e autoridade sobre o reino das trevas. - Os adolescentes e jovens, muitas vezes, não entendem e não acreditam no reino das trevas, e por isso o conselheiro deve mostrar através da palavra de Deus que este reino existe e que os jovens devem se prevenir para não serem vitimados por ele. - Ler Isaías 61- enviou-me a libertar os cativos, restaurar os contritos de coração, consolar os tristes, apascentar o rebanho. Desenvolver o senso de corpo nos jovens e de sua participação no reino de Deus. - Precisamos ter certeza que estamos sendo enviados. Não devemos nos meter a fazer algo que não estamos autorizados.Não confundir ousadia com presunção - 3- A OBRA DE CRISTO NA CRUZ- ISAÍAS 53 - Entender o que é pecado e perdão, - Discernir o que é ferida - dores, para permitir a cura emocional, libertação interior; -Entender o que é enfermidades e a necessidade para entender sobre a cura ou não; -Castigo e condenação: temos autoridade para nos perdoar; - A Cruz de Cristo define nosso valor diante de Deus- Romanos 5:8 - 4- A PALAVRA DE DEUS - JOÃO 8:32 - O efeito da revelação é vida. Luz gera responsabilidade que gera vida. Não devemos ter medo de receber a luz e o jovem tem medo do desconhecido. - A Palavra de Deus ministra sobre às nossas crenças irracionais. Ela também ensina o jeito divino de aconselhar uma pessoa que se encontra deprimida. - A Palavra de Deus é a fonte de sabedoria e conhecimento em todas as áreas de nossa vida. Sem a palavra de Deus o Espírito Santo estará desarmado nas nossas vidas. - 5- O AMOR- JOÃO 15:12 - O amor é um mandamento que tem que ser praticado com intensidade e sabedoria. - Muitas vezes o amor é a chave para a transformação. O amor fala mais que mil palavras, e o jovem precisa sentir que ele é aceito , por ser filho de Deus, e não seu comportamento. - O amor desarma as pessoas para que elas possam se arrepender e resolver de coração aberto seus conflitos. Não ensinar a esmolar o amor mas a dar como um filho de Deus. - V- QUALIDADES DO CONSELHEIRO -1- QUALIDADES NATURAIS - Capacidade de escutar- É o ponto mais importante do aconselhamento. Se não sabemos ouvir as pessoas não ouviremos também o Espírito Santo; -Capacidade de demonstrar amor- não é uma efusão de simpatia simplesmente, é demonstrar aceitação, ser caloroso e não demonstrar pressa no ouvir; -Humildade- abertura para aprender com o outro, reconhecer seus limites, estar aberto a receber correção e direção; - Maturidade - ter firmeza naquilo que pensa e crê(Bíblia), como sendo a fonte de toda a resposta,capacidade de dizer não, sem ofender, não deixar de evidenciar os pecados que precisam ser arrependidos. Sem isto o conselheiro estará submetendo à pessoa a um processo de libertação irresponsável; - Olhar objetivo- ter a distância necessária para não se envolver emocionalmente, não misturar seus sentimentos sobre a pessoa com seus problemas, - Respeito da Confiabilidade-ética, isto é o que constrói a confiança no acompanhamento de um caso. Todo conselheiro deve estar submisso a uma liderança e colocar isto para o aconselhado, dizendo que haverá a informação do caso para a liderança, temor da hierarquia; - Estilo de vida- higiene pessoal como aparência, hálito, higiene geral, pois podem ser barreiras. -2- QUALIDADES ESPIRITUAIS - O conselheiro tem que ter um relacionamento íntimo e contínuo com Deus; -Conhecimento da Palavra de Deus na profundidade do caráter, dos princípios, e dos conselhos Atitude de julgamentos e preconceitos; - Ter consciência da sua autoridade como discípulo- João 20:22,23 -A sua autoridade depende da sua capacidade de submissão; - Abertura à unção do Espírito Santo; - Sensibilidade à voz de Deus- João 5:19; - Prática dos dons espirituais. Discernimento em relação aos nossos pensamentos e os de Deus; -Estar no processo de santificação, sempre tratável e vulnerável ao quebrantamento. -3- QUALIDADES INTELECTUAIS - Compreensão dos princípios do aconselhamento. Estar ao lado de um conselheiro experiente, e buscar treinamento; -Reconhecer seus limites, e ser humilde, buscando ajuda sempre e continuamente. - 4- IMPEDIMENTOS PARA SE UM BOM CONSELHEIRO - Quem precisa se sentir necessário. Sentir que os outros precisam dele. Isto cria relacionamentos doentios e dependentes; - Instabilidade emocional, destrói a autoridade do conselheiro; - Fofoca, destroem as pessoas e suas imagens diante da comunidade. Não se deve investir num fofoqueiro. Em pouco tempo ele perde a confiança de todos ao seu redor. - Não aconselhar sozinho um sexo oposto, principalmente se for solteiro. Promove a aparência do mal e risco de envolvimento emocional e afetivo.

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